Exegética

Junho/13 - Pág. 3

Tem base bíblica o Espiritismo, e é dogmático o outro Cristianismo

José Reis Chaves 























O Espiritismo não segue a Bíblia às cegas, pois que Deus nos deu inteligência para ser usada.
.
Pouco se fala da diferença entre os dois Cristianismos: o bíblico e o dogmático. Mas até guerras eles já causaram.

Há dogmas que unem os cristãos. Mas há os que os dividem como os dogmas da Transubstanciação e da infalibilidade papal.

Os adeptos do Cristianismo Espírita procuram não ser apenas alunos do excelso Mestre, ou seja, aqueles que só estudam o seu evangelho, mas esforçam-se também para serem seus representantes, pois eles têm como princípio religioso e moral a vivência de fato do evangelho. Realmente, o Espiritismo segue apenas a Bíblia, superando nisso a Igreja Católica e demais igrejas cristãs. E a Doutrina dos Espíritos não aceita os dogmas imaginados e instituídos pelos teólogos com base em interpretações bíblicas abusivas, simbólicas e literais, e isso quando eles não são frontalmente contrários à Bíblia. Por isso, o Espiritismo é a religião cristã mais combatida por católicos, protestantes e evangélicos.

Vivem da religião, e não para ela

E há mais um fator que agrava esses ataques. Os líderes religiosos espíritas são voluntários no seu trabalho de divulgação do evangelho. Assim, enquanto os outros líderes religiosos cristãos vivem da sua religião, os líderes cristãos espíritas vivem para a sua religião. Jesus disse que não podemos servir a Deus e a mamom (deus da riqueza). E exatamente por ser o Espiritismo assim diferente, é que o caluniam de macumbaria, feitiçaria, doentes mentais, superstição, charlatanice contato com os demônios (na interpretação ainda errada de muitos cristãos), etc. 

Mas como as pessoas, em sua maioria, não estão mais acreditando nessas mentiras e calúnias, muitos líderes religiosos não-espíritas estão apelando agora para outra tática. Tais pessoas persistem em gritar aos quatro cantos do mundo que o Espiritismo não é cristão por não aceitar os dogmas deles, como, por exemplo, a polêmica e politeísta ideia que sustenta ser Jesus o próprio Deus, dogma este decretado no tumultuado Concílio Ecumênico de Niceia (325). É direito dos teólogos sustentarem esse fundamento; mas também não estranhem eles que o cristianismo tradicional está lamentavelmente em decadência, que o islamismo está avançando na Europa, continente que sempre foi um terreno fértil para a difusão e crescimento do Cristianismo.

Palavra de Deus ou dos Espíritos

O Espiritismo não segue a Bíblia às cegas, pois que Deus nos deu inteligência para ser usada. A Bíblia contém a palavra de Deus ou dos Espíritos, anjos de Deus, trabalhando no seu projeto (Hebreus, 1:14), portanto, é errado afirmar que a Bíblia é literalmente a palavra de Deus. Esse erro decorre do fato de os teólogos do passado pensarem que todo Espírito manifestante na Bíblia fosse o do próprio Deus, quando isso nunca aconteceu.

E eis um exemplo de que até Satanás é confundido com o Espírito do próprio Deus. O Senhor incita Davi a fazer o censo dos israelitas (2 Samuel, 24:1). Mas, em outra parte bíblica, é Satanás que incita Davi a fazer esse censo (1 Crônicas, 21:1). Também se diz no episódio da sarça ardente (Êxodo, 3:7) que foi Deus que falou com Moisés. Mas Paulo, em Atos dos Apóstolos, 7, 30, afirma que foi um anjo, isto é, um Espírito.

O Espiritismo, realmente, segue a Bíblia, mas com uma interpretação raciocinada, como é raciocinada também a sua fé!
________________________________________________________________________________

José Reis Chaves, versado em Teologia, quase ordenado sacerdote católico romano, escreve todas as semanas no jornal O Tempo, de Belo Horizonte, MG, e é também articulista de revistas e jornais da Imprensa Espírita brasileira além de inspirado tribuno. Escritor, são de sua autoria: A Face Oculta da ReligiãoO Espiritismo segundo a BíbliaA Reencarnação na Bíblia e na CiênciaA Bíblia e o Espiritismo. Chaves apresenta semanalmente o programa Presença Espírita na Bíblia, pela Rede Mundo Maior de TV, <www.redemundomaior.com.br>, todas as quintas-feiras, às 22 horas, com reprise aos domingos, às 23 horas, e às segundas-feiras, às 4h30E-mail: <jreischaves@gmail.com>.
________________________________________________________________________________
.
-------------------------------------------------------
Divulgação
--------------------------------------------------------

Obtenha os livros de autoria do autor desta página, o pesquisador, orador e escritor espírita, José Reis Chaves: A Face Oculta da Religião, O Espiritismo segundo a Bíblia, A Reencarnação na Bíblia e na Ciência e A Bíblia e o Espiritismo, pelo telefone (31) 33373-6870 ou pelo e-mail <jreischaves@gmail.com>; pela Editora Chico Xavier <www.editorachicoxavier.com.br> ou pelo tel. 0800-283-27147; pela Ed. Sinal Verde <www.editorasinalverdedelivros.com.br> ou pelo tel. (11) 2409-1540; pela Ed. EBM <www.ebmeditora.com.br> ou pelo tel. (11) 3186-9766.
_______________________________________________________________________________