Pensamento e Alma

Davilson Silva-

Aqueles que teimam em abstrair o homem da sua parte psíquica, ou espiritual, estão, no mínimo, desatualizados.

Escrevera certa vez em outro texto a respeito do pensamento, dizendo tratar-se de uma força vigorosamente atuante e criadora que não leva em conta vocábulos, ou seja, um meio silencioso de manifestação. Pensamento é energia que se propaga em imensurável velocidade.

O pensamento  é um meio silencioso  de manifestação
Onde o pensamento está, aí está a Alma sem limitação de distância e em quaisquer situações. Pensamento! Atributo da Alma, ou Espírito encarnado em seu corpo físico! Somente ela pode dar lugar ao próprio progresso espiritual consoante bons ou maus pensamentos.

Alma, grafamos em maiúscula e minúscula por causa do mesmo sentido de espírito. A Alma delineia um plano, esquadrinha o universo onde atua de acordo com objetivos e necessidades. Ao pensar, ela, elemento inteligente do Universo, coordena, integra, concentra e dirige tudo, a refletir a energia espiritual específica, ou campo de consciência desperta.

Por isso o homem é uma criatura holística que tem capacidade de formar e ajustar ideias reflexionando, meditando, considerando. Aqueles que se alheiam ou teimam em considerá-lo separado da parte psíquica, abstraindo o lado moral-espiritual que deveriam levar em consideração, estão no mínimo desatualizados, negando o Ser incorpóreo nele existente.

OMS admite

A propósito, para quem não sabe, a Organização Mundial de Saúde (OMS) desde há muito não admite como bem-estar completo da criatura humana apenas o fator biológico e social; a OMS admite também o fator ecológico e o espiritual. Neste caso, conservemo-nos serenos, positivos, generosos, benévolos, em paz e harmonia com o meio ambiente onde nos cerque ou nos envolva, em favor da nossa saúde como um todo.

Só depende de nós fruir de uma boa saúde. É de nossa inteira responsabilidade as operações mentais que podem resultar em determinados e variados efeitos. Ao se conceber, combinar no íntimo alguma representação mental abstrata ou concreta, o pensamento transforma-se numa energia fecunda capaz de exceder a velocidade da luz. Sobretudo, pensamentos de amor ao próximo, fraternos, fazem-nos, de volta, recebê-los iguais, livrando-nos até dos que poderiam nos atingir em forma de petardos maléficos de inveja, de rancor, de vingança.

Maus pensamentos são lançados quais artefatos explosivos que podem provocar sérios danos. Pensamentos rancorosos com intento de vingança podem produzir representações mentais lamentáveis e muito sofrimento a quem os emitiu, ainda tendo que recebê-los de volta. Já pensamentos de teor benéfico, ao contrário, transmitem benfazejo e sublime influxo, tanto sentido por aquele que o expede, quanto por quem o recebe. No primeiro ou no segundo caso, seja nesta ou em outras formas de existência no complexo espaço-tempo dimensional, é assim que se processa; trata-se da Lei do Carma, do Hinduísmo, ou Lei de Ação e Reação, de Isaac Newton, ou Lei de Causa e Efeito, segundo o Espiritismo.

Portanto sustentemos a mente isenta de quaisquer pensamentos menos felizes e, em nós, haverá um estado de serenidade interior, de paz inalterável. A mente, reflexo do corpo, se o quisermos forte, o segredo está em afirmações positivas, no perdão verdadeiro. Pensemos o bem pelo Bem, por nós e por todos!

4 comments :

  1. Prezado Davilson,

    Hoje, dia 05-8-12, conheci o seu excelente blog, pelo que lhe cumprimento. Se você me permitir, desejo publicar em meu blog matérias divulgadas em sua página.

    Fraternalmente.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Prezado companheiro, José Estênio Gomes Negreiros, pode publicar sim, sem problema. Um grande abraço, e prossiga escrevendo cada vez mais seus interessantes artigos.

      Delete
  2. Sabia que pintabas Mediunicamente pero no había visto en tablas de psiquismo, son preciosos dibujos,
    Dios te a dado un don muy bueno pintar, escribir como lo haces tu:
    Me siento orgullosa de tenerte como amigo
    saludos
    Mª Carmen

    ReplyDelete
  3. ¡Hola! Máss orgulloso me siento yo de tenerla como amiga. Mucha gente me pregunta por qué dejé de pintar, y yo siempre explico que es porque tenía que dedicarme a la otra mediumnidad que poseemos, o sea, los tratamientos y cirugías que hacemos desde 1990. La mediumnidad de dibujos y pintura era sólo una fase que ahora comparto com mis amigos y hermanos en esa exposición de diapositivas. Un fuerte abrazo.

    ReplyDelete