Lição sobre fé

Davilson Silva-

O ilustre Ramiro Gama contou que um certo simpatizante do Espiritismo muito desejava conhecer Chico Xavier. O homem, cuja fé claudicava, supunha que, ao falar com o médium, ela ficaria mais sólida, imaginando alguma novidade provinda do Além. Nesse tempo, Chico residia em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, e já era ocupadíssimo funcionário de uma repartição pública. Pouco tempo ele dispunha para visitantes em sua residência. Por instância dos compromissos profissionais, encontrava-se sempre fora, daí, naquela fase, qualquer um não encontrá-lo facilmente em casa.

O homem não se conformava com a ideia de Chico não ter tempo algum disponível para recebê-lo em sua residência. Da cidade de Santos, litoral paulista, ele viajou diversas vezes até aquela outra da região metropolitana da simpática capital mineira, Belo Horizonte. O homem insistia, insistia, e nada. Por último, não podendo mais permanecer em Pedro Leopoldo, regressou para Santos frustrado, acabrunhado, decepcionado.

Ao se lembrar do fato, falava a todo o mundo:

“Duvido da mediunidade! Imagine o meu caso com o Chico Xavier. Viajo a Pedro Leopoldo com todo o sacrifício de tempo e dinheiro pra não ver nem sombra dele. Ah! Quer saber? Perdi de uma vez por toda a minha fé. Tudo não passa de simples fraude, e estou convencido de que o Chico se esconde para melhor sustentar a mistificação.”

Sabedor do caso, um confrade espírita tratou logo de escrever uma carta endereçada a Chico, instando-o a que encontrasse um tempo para atender o homem. Segundo o confrade, ele se tornara mais um daqueles críticos acerbos do Espiritismo, inclusive pondo em dúvida a competência medianímica e valor moral do querido médium. Chico, é claro, ficou preocupado, sem saber se deveria ou não atender o queixoso e malfalante.

Então, ao recorrer ao Espírito Emmanuel, seu mentor espiritual, perguntou:

— Que devo fazer?

— Deixe esse caso para traz. Se a fé nesse homem erguer-se sobre você, é melhor que ele a perca desde já porque somos criaturas falíveis. A fé para ele e para nós deve ser construída em Jesus Cristo porque somente confiando em Jesus, imitando-Lhe os exemplos é que seguiremos para Deus, disse o devotado orientador com serena precisão.

* * * * *
Palavras de Chico Xavier


“... Quanto mais nos estendemos no serviço espiritual com o público, menos nos pertencemos...” (Do livro Chico Xavier, Mediunidade e Vida, de Carlos A. Bacelli.)

“Em muitas ocasiões, seguir da cadeira em que ouço os corações que nos procuram até o lugar e que devo me acomodar perto de vocês, na mesa-núcleo do serviço espiritual, me pesa mais do que uma excursão de muitos quilômetros a pé. A dor de tanta gente me penetra a alma toda...   (Do mesmo livro, do mesmo autor.)

No comments :

Post a Comment