Acerca da felicidade

Davilson Silva-

O homem é, na maioria das vezes, o artífice de sua própria infelicidade.

“O verdadeiro espírito de revolta consiste justamente em exigir a felicidade aqui na vida”, disse o maior dramaturgo norueguês, considerado um dos criadores do teatro realista moderno do Século 19, Henrik Ibsen. 


Não é de hoje que se busca a felicidade, tentando vencer as doenças, os reveses, as inconstâncias das coisas do seu próprio destino. As primeiras escolas do pensamento buscaram sempre explicação, através de conceitos filosóficos de seus insignes mestre, a respeito dos mistérios da existência, tais como o da dor física e moral, da morte e outros motivos.

Epicuro, por exemplo, teve como propósito atingir a felicidade absoluta pelo estado caracterizado pela aponia, ausência de dor física, e a ataraxia, ou imperturbabilidade da alma. Mas o pensamento epicurista, ou edonista, descambou para um conceito deprimente por exprimir gozo, posse, prazer sensual como objetos de felicidade: possuir para gozar, ter para sobreviver, esquecido de que a posse possui o possuidor, não poucas vezes, atormentando-o por fazê-lo escravo do que tem.

A felicidade não é mesmo deste mundo, e vamos saber por que, segundo explicação da concordância dos Instrutores Celestiais, dada a mestre Allan Kardec.

— O homem pode gozar na Terra uma felicidade completa?

— Não, pois a vida lhe foi dada como prova ou expiação, mas dele depende abrandar os seus males e ser tão feliz quanto se pode ser na Terra.

— Concebe-se que o homem seja feliz na Terra quando a Humanidade estiver transformada, mas, enquanto isso não se verifica, pode cada um gozar de uma felicidade relativa?

— O homem é, na maioria das vezes, o artífice de sua própria infelicidade. Praticando a lei de Deus ele pode poupar-se a muitos males e gozar de uma felicidade tão grande quanto o comporta a sua existência num plano grosseiro. (O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, tradução de José Herculano Pires, questão 920 e 921.)
r />
felicidade não é deste mundo

De fato, a felicidade plena não há em toda a parte de nosso planeta as entre criaturas daqui. Vejamos então, para encerrar, o que os Espíritos bondosos e esclarecidos dizem sobre essa condição ou estado do íntimo da alma: 

(...) Num sentido geral, pode afirmar-se que a felicidade é uma utopia, a cuja perseguição se lançam as gerações, sucessivamente, sem jamais a alcançarem. Porque, se o homem sábio é uma raridade neste mundo, o homem realmente feliz não se encontra com maior facilidade.

Aquilo em que consiste a felicidade terrena é de tal maneira efêmera, para quem não se guiar pela sabedoria, que por um ano, um mês, uma semana de completa satisfação, todo o resto da existência se passa numa sequência de amarguras e decepções. E notai, meus caros filhos, que estou falando dos felizes da Terra, desses que são invejados pelas massas populares. (...)*

__________________________________________________

*Trecho de uma mensagem mediúnica de autoria do Espírito François-Nicolas-Madelaine, Cardeal Marlot, ditada em Paris, 1863, O Evangelho segundo o Espiritismo, A. Kardec, tradução de J. H. Pires, cap. 5.º, it. 20.)

CLIQUE NESTE LINK E ENCONTRE EMBAIXO A CAIXA DE TEXTO "POSTAR UM COMENTÁRIO"

Anterior  /  Seguinte 

1 comment :

  1. Ramón Pineda Alvarado e Família - Lorca, MU EspañaDecember 4, 2011 at 11:17 AM

    ¡Un gran saludo a mi gran amigo, Señor Davilson Silva!
    Gracias por enviarme los enlaces de su “Pensamento e Espiritualidade”. Recuerdo el día que nos conocimos cuando yo estaba en San Pablo en 2003, durante su discurso en la Federación Espírita de São Paulo. Yo jamás olvidé sus palabras, aunque no entiendo muy bien portugués. Mi esposa brasileña que nasció ahí me ayudó a entenderlo. Hoy en día, cabo de tanto tiempo, solo yo tengo a le desear desear salud y prosperidad, paz y tranquilidad. Jesús le ilumine en su misión de iluminar y consolar a todos los corazones, y un día cuando desee visitarnos aquí en España, por favor háganoslo saber. Un abrazo fraternal para usted y su buena esposa, que Dios los bendiga siempre y gracias por ser bueno para nosotros.

    ReplyDelete