Envelheça com dignidade

Davilson Silva-

Pintura mediúnica feita através da minha 
mediunidade de pintura, sem utilizar pincéis, 
espátulas e sem esboço. Espírito: Oscar 
Claude  Monet  (1840/1926). Março/1998.
Copyright © by Davilson Silva
Uma das flores mais populares no mundo, lindas e agradáveis aos olhos, são as rosas. Não é à toa que os antigos romanos deram-lhe o título de deusas da primavera e das flores. O primeiro roseiral surgiu nos jardins asiáticos há cinco mil anos e, na sua forma selvagem, fósseis encontrados datam de trinta e cinco milhões de anos.

As rosas suscitam algo por demais misterioso e espiritual, traduzindo também espontânea sensação restauradora de bom ânimo, bem-estar e ternura. Brancas, vermelhas, vermelho-claras, amarelas, champanhes e até nas cores verde e azul exprimem: amor, amizade, amor platônico, respeito, simpatia por alguém além de felicidade, pureza, mistério e outros significados.

Quão lindas e delicadas são as rosas! Movidas pelo vento de um selvático panorama ou de um canto de jardim, ou cativas em simples jarra com água, ou mesmo reproduzidas numa obra pictórica sobre tela, encantam a vida...

Hoje, você se sente tristonho por recordar-se da florida juventude? “Simplesmente, as rosas não falam”... Iguale-se a elas. Rosas transmitem alegria, frescor e a fragrância que as distinguem. Essas musas inspiradoras causam nos enamorados os mais caprichosos devaneios; sob o influxo da mais pura amizade, entrelaçam os corações; da rítmica engenhosa de uma obra em verso saem as mais belas expressões da arte poética; e da elegância policrômica das formas e feitio incitam os mais belos quadros.

Cada dia que passa, meu amigo ou minha amiga, é mais um capítulo do livro da sua existência. Que o desespero jamais lhe desfolhe as esperanças. Não se firme no efêmero, e sim na essencialidade das coisas; aperfeiçoe-se. O que mais vale é a beleza interna, o saber. Assim como o viço das rosas, a beleza do corpo tem a sua vez.

Não se deixe abater pelas lembranças dos decorridos anos da juventude, continue jovial; saiba envelhecer com dignidade e tenha saúde. Seja tolerante com as crianças, com os jovens e os mais idosos que você, e trate de entesourar os bens imortais e inalienáveis. Busque um otimismo operoso. Só um coração rígido e insensível sente-se envelhecido e acabado quando do crepúsculo de uma passagem inútil. 

Anterior  /  Seguinte 

No comments :

Post a Comment