O corpo humano

Davilson Silva-

Os corpos melhorados, ao procriarem, se reproduziram nas mesmas condições, como se tratasse de árvores enxertadas; deram nascimento a uma espécie nova, a qual pouco a pouco se afastava do tipo à medida que o Espírito progredia. 

No tema que trata das diferentes formas físicas e morais tão distintas que há entre as criaturas humanas de nosso mundo, mestre Allan Kardec, codificador do Espiritismo em 1858, Paris, França, fez estas perguntas aos Emissários da Luz as quais constam da primeira obra da codificação espírita O Livro dos Espíritos:

53. O homem apareceu em muitos pontos do globo?

— Sim, e em diversas épocas, e é essa uma das causas da diversidade das raças; depois, o homem se dispersou pelos diferentes climas, e aliando-se os de uma raça aos de outras, formaram-se novos tipos.

53-a. Essas diferenças representam espécies distintas?, voltou a indagar o codificador do Espiritismo.

— Certamente não, pois todos pertencem à mesma família. As variedades do mesmo fruto acaso não pertencem à mesma espécie? 


E para explicar melhor o que se sucedeu ao longo dos tempos, com relação a mudanças físicas e fisionômicas da espécie humana, mestre Kardec comenta no, capítulo 11, item 16, do livro A Gênese:

Admitindo essa hipótese, pode-se dizer que, sob a influência e por efeito da atividade intelectual de seu novo habitante, o envoltório se modificou, embelezou seus detalhes, sempre conservando a forma geral do conjunto. Os corpos melhorados, ao procriarem, se reproduziram nas mesmas condições, como se tratasse de árvores enxertadas; deram nascimento a uma espécie nova, a qual pouco a pouco se afastava do tipo à medida que o Espírito progredia. O Espírito macaco, o qual  não foi aniquilado, continuou a procriar corpos de macaco para seu uso tal como o fruto da árvore silvestre reproduz as mesmas; e o Espírito humano procriou corpos humanos, variantes do primeiro molde onde se estabeleceu. O tronco se bifurcou; produziu vergônteas, que se tornaram troncos.

Pensamento da Espiritualidade

Somos deuses

Interpretando erradamente o conceito do Cristo de que somos deuses, pretende o homem, que crê, brincar de divindade, ele que, brincando, fomenta a guerra, a destruição, o egoísmo, por ainda não saber, sequer, brincar como homem. Os não crentes se refugiam na negação e propõem aventuras. (Estudos Espíritas, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco.)

Laboratório vivo 
León Denis (1846/1927),
filósofo espírita um dos
principais colaboradores
de Allan Kardec após o
desenlace do mestre.


E o corpo humano não é um laboratório vivo, um instrumento, cujo mecanismo chega à perfeição? Estudemos nele a circulação do sangue, esse conjunto de válvulas semelhantes às de uma máquina a vapor. Examinemos a estrutura dos olhos, esse aparelho tão complicado que excede tudo o que a indústria do homem pode sonhar; a construção dos ouvidos, tão admiravelmente dispostos para recolher as ondas sonoras; o cérebro cujas circunvoluções internas se assemelham ao desabrochamento de uma flor. Consideremos tudo isso; depois, deixando o mundo visível desçamos mais baixo na escala de seres, penetremos nesses abismos da vida que o microscópio nos revela; observemos esse formigar de raças e de espécies que confundem o pensamento. (Ser, Destino, Dor, de Léon Denis.)

Do primata ao homem de hoje

Retrato psíquico
de Emmanuel, autor
de livros psicografados
por Chico Xavier.
Os antropoides das cavernas espalharam-se, então, aos grupos, pela superfície do globo, no curso vagaroso dos séculos, sofrendo as influências do meio e formando os pródromos das raças futuras em seus tipos diversificados; a realidade, porém, é que as entidades espirituais auxiliaram o homem do sílex, imprimindo-lhe novas expressões biológicas. Extraordinárias experiências foram realizadas pelos mensageiros do invisível. As pesquisas recentes sobre o tipo Neandertal, reconhecendo nele uma espécie de homem bestializado, e outras descobertas interessantes da Paleontologia, quanto ao homem fóssil, são um atestado dos experimentos biológicos a que procederam os prepostos de Jesus, até fixarem no ‘primata’ os característicos aproximados do homem futuro. (A Caminho da Luz, pelo Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier.)

Anterior  /  Seguinte 

1 comment :

  1. Sr. Davilson, venho por meio desta mensagem lhe desejar Um Feliz Natal e um Ano de 2011 maravilhoso, com muita saúde e paz!

    Um abraço muito afetuoso, com votos de que Deus, Nosso Amado Pai, os ilumine e proteja sempre!

    Da vossa eterna amiga Catarina N. Araújo

    ReplyDelete