O mal está em nós mesmos

Davilson Silva-

Saibamos que até a mais minúscula das sementes, quando germinada, passa pelo seguimento da dor, graças ao meio ambiente onde se encontra.

Existem certas tempestades que destroçam e extenuam a alma. Tomando-nos de surpresa, impiedosa provação qual a de um súbito torvelinho destrói-nos o laborioso fruto do trabalho perseverante e honesto. Representemos as folhas pressionadas pela força do vento fero a sede dos sentimentos, das emoções e da consciência, a experimentar abalo, perplexidade e embaraço.

Tal como a folhagem que a ventania destruidora comprime, a Alma aflige-se. Tácita e aturdida, a criatura sente-se carecida de arrimo, sem a ideia do que seja o mais judicioso e acertado. À medida que se apagam as ilusões, ela fixa no alto o olhar; mas, o céu, carregado das nuvens da incerteza, esconde a claridade meridiana da crença, torturando-lhe o coração.

Fim das guerras, quarteis, palácios e prisões 

Escreveu o célebre escritor e novelista russo Leo Nikolaievitch, o conde de Tolstoi (1828/1910), ou Leon Tolstoi, sobre a vinda de um tempo em que os homens escutariam atentamente os apelos divinos (não os apelos do deus bíblico antropomorfo) e, em prol de si mesmos, esqueceriam a guerra, embainhariam as espadas, guardariam as lanças, tempo em que as fortalezas, os quartéis, os palácios, as prisões ficariam vazios. “Mas quando virá?” — indagou de si mesmo o partidário da não violência e da abolição da propriedade, o também pedagogo e autor da obra prima: Guerra e Paz. Necessário se torna mudar; nesse caso, mudar de diretiva para o verdadeiro sentido da vida, para a fonte inesgotável e eterna.

Negligenciamos esse dom precioso: o poder de amar. Tornamo-nos incapazes de compreender nossos companheiros do ciclo existencial, as palavras deixaram de ter o sentido de outrora, e o tesouro de nosso coração corroeu-se pelas más ações do pensamento e da palavra, fazendo repetir frases de ordem egoísticas e de arrogância, de ódio e intransigência, de mágoa.

O homem calou o próprio coração

É por isso que, até os dias de hoje, a dor continua presente no mundo, sem antevermos o seu termo, porque o homem calou o próprio coração, sufocou os preceitos morais. O mal do mundo reflete o mal de cada um de nós; porquanto a humanidade inteira deve aprender a sofrer; só assim nos livraremos das misérias da alma.

Explicou o brilhante Herculano Pires em suas sábias ilações sobre as coisas essenciais e eternas, à luz do Espiritismo, que até a mais minúscula das sementes, quando germinada, passa pelo seguimento da dor, graças ao meio ambiente onde se encontra. Segundo ele, os estímulos e desafios dos elementos que a cercam, um dia, poderão torná-la uma árvore frondosa e acolhedora. “Isso, no plano humano, consideraríamos como DOR”, disse o mestre. O processo evolutivo é doloroso, sim, ao qual estamos intrinsecamente subordinados, mas o que é esse sofrimento diante da eternidade?... Porém, os bondosos Espíritos adiantaram que a rapidez ou a morosidade de seu clímax, só dependerá de nós.

No início de mais estes primeiros meses dos calendários juliano e gregoriano, cumpramos com maior regularidade, com mais afinco as nossas obrigações. Que nos encorajemos sinceramente, agora mais que nunca, a fazer brilhar a nossa própria luz interna, para que o prometido reino de Deus, anelado por tantos, seja construído por nós e a partir de nós, ainda que diante de novas arremetidas da ventania violenta e repentina da existência.

No comments :

Post a Comment